sexta-feira, 4 de novembro de 2011

OVO MOLET

Depois de cozinhar o ovo em água fervente, com gotas de vinagre, é preciso dar um choque térmico em água com gelo

Depois de passado na farinha de trigo e em ovo batido, o ovo cozido é empanado em farinha de pão e frito

Frite-o na gordura bem quente a 190 graus por alguns segundos, até que fique dourado. Retire e coloque sobre papel absorvente para secar

Quando partido ao meio, o ovo revela a gema mole e bem amarelinha. A recomendação é usar ovo caipira nessa receita

OVO MOLET

Ingredientes

Ovo
1 ovo extra ou caipira
1 colher de sopa de vinagre
Farinha de trigo (para empanar)
1 ovo comum (para empanar)
Farinha de pão grossa (para empanar)
Óleo para fritura (suficiente para cobrir o ovo)
Cristais de flor de sal (opcionais) para a finalização do prato (Opcional)

Ovo
Coloque o ovo para cozinhar em uma panela com água já fervendo. Abaixar o fogo e contar de 4 minutos a 5 minutos, depende do tamanho do ovo.

Retire com uma escumadeira e mergulhe o ovo imediatamente em um pote com água gelada e gelo para interromper o cozimento. Espere esfriar e descasque o ovo com muito cuidado. Mantenha-o em um pote com água na geladeira até a hora de fritar.

Retire o ovo da água gelada, seque-o e passe-o na farinha de trigo. Depois, passe pelo ovo batido. Por último, na farinha de pão. Frite-o na gordura bem quente a 190 graus por alguns segundos, até que fique dourado. Retire e coloque sobre papel absorvente para secar.


Dicas

1. Para se fazer um bom ovo mollet, em primeiro lugar é preciso usar um ovo fresco, com data de fabricação recente e de boa qualidade (prefira ovo extra ou caipira).

2 .Não se deve colocar o ovo cru em água fria. No preparo do ovo mollet o cozimento é rápido e água deve estar fervendo, borbulhando.

3. Colocar vinagre na água ajuda na coagulação da clara, deixando-a mais firme e fácil de ser descascada.

4. É preciso achar o tempo certo de cozimento, já que não tem como saber se a gema está mole. “Pode variar entre 4 minutos e 5 minutos, depende do tamanho do ovo. Ovos maiores levam mais tempo”, avisa Ferreira. O único jeito é testar. Geralmente, os ovos de uma caixa têm tamanho semelhante, assim, o tempo de um deve ser o mesmo para todos.

5. Depois de tirar o ovo cozido da panela fervente, coloque-o em um recipiente com água com gelo. O choque térmico interrompe o cozimento e garante o ponto.

6. O desafio é descascar sem machucar. Como ele é bem pouco cozido quase não tem consistência e pode romper facilmente. “Sugiro que se trinque a casca com a ajuda de uma faca em cacos bem pequenos, que são mais fáceis de ser removidos”, indica o chef. Fazer isso em baixo d’água também ajuda a evitar perda.

7. Como o ovo é bem mole, depois de cozido e resfriado o ideal é guardar em um recipiente com água. Assim ele ficará boiando e não perderá a forma.

8. A temperatura do óleo deve estar a 190 graus. A idéia é deixar a casca crocante e dourada sem cozinhar o interior do ovo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário